segunda-feira, 3 de junho de 2013

Estudo Bíblico Complementar do Curso Teológico Renovação da Fé

Lei e Graça - Conceitos
 O que é léi?
É um conjunto de regras que são essenciais ou obrigatórias para uma sociedade ou qualquer organismo e objeto que exista.
 Há vários tipos de leis.
Existe a lei moral - que nos mostra o bem em relação ao mal; há a lei natural - que rege todos os corpos existentes; há a lei civil - que regula os direitos e deveres dos cidadãos entre si; há  a lei divina - que  é formada por todos os preceitos de Deus revelados ao homem: lei antiga - diz-se da lei de Moisés; lei nova - refere-se a religião cristã: lei marcial -  que autoriza o uso da força armada; a lei de guerra - que considera a maneira de se fazer a guerra; lei orgânica -  é a lei que se destina a desenvolver os princípios exarados numa constituinte. E assim por diante existem milhares de leis.
Objetivos do estudo
O objeto do presente estudo é procurar definir e estabelecer a relação entre a lei divina e a graça divina. Sendo assim, passaremos ao conceito sobre graça e continuaremos a desenvolver este assunto.
Graça
É um favor dispensado a alguém, ou que se recebe de alguém, perdão; comutação da pena de um réu;; mercê, elegância de forma, agrado; benefícios espirituais concedidos pela Igreja, salvação ou santificação.
Objetivos da lei e da graça
 A lei tem por objetivo mostrar o erro,ensinar o bem, proteger os fracos, manter a ordem, corrigir desmandos e atitudes contrárias ou danosas, regulamentar sobre vários aspectos da vida e penalizar os infratores. A lei tem como objetivo principal a justiça.
 A  graça tem por objetivo beneficiar alguém merecidamente ou não. No caso do não merecimento da graça dispensada, normalmente é devido a uma lei superior a uma lei temporal.
O Novo Testamento nos indica que " a lei foi dada por intermédio de Moisés,a graça e a verdade por meio de Jesus Cristo (Evangelho de João 1:17). No versículo 14 deste primeiro capítulo de João diz que Jesu se manifestou " cheio de graça e de verdade. A pergunta que nos vem agora é: que relação existe entre a lei e a graça visto que já sabemos que uma vem após a outra , a lei por Moisés e a graça por Jesus Cristo?  seria simplesmente que uma fosse a precursora da outra?
Jesus cristo disse claramente que não veio destruir a lei, mas cumprí-la (Mateus 5:17). Será que com isso quis ele dizer que não era mas necessária a lei? ou será que a lei continua em vigor? Creio que a segunda pergunta seria a resposta afirmativa para esta questão.. A lei continua em vigor, pois Cristo não veio destruí-la, e a seguir Jesus declara que nem um til, nem um jota se omitirá da lei até que tudo se cumpra (Mateus 5:18).
Por estes textos parece que não sobrou lugar para a graça, Pois Jesus considerou tanto o ensino como a obediência a lé como necessários.
Queremos deixar claro aqui que a lei em discussão aqui é a lei mosaica, com todos os mandamentos, preceitos, rituais, ordenanças etc..., uma vez que Jesus foi rejeitado pelos judeus por que não cumpriu a lei mosaica, o que ele mesmo declara que a cumpre, pois até a morte ele se serviu em vida de todos os ritualismos da lei.
 Ofato de Jesus não ter pecado em si, não o isentava de ter cumprido a lei, pois isto seria pecado.
Notamos até então, que há uma diferença, uma relação oposta entre lei e graça, e isto  verificamos que  a pregação e o ensino de Jesus Cristo toma um rumo, que embora de teor moral elevado, vai além da lei mosaica, exigindo uma responsabilidade maior. E no demai, ele próprio personificou a lei em ações em sua própria vida.
Exemplo, diz a lei:"não adulterarás". Jesus diz:"aquele que olhar para uma mulher com cobiça, já em seu coração cometeu adultério". A lei diz:" não matarás". Jesus diz:"qualquer que sem motivo encolerizar a seu irmão será réu de juízo". A lei diz:"amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo". Jesus diz:"amai a vossos inimigos,..."    
Em virtude de a graça ir além da lei, se torna superior a lei, muito embora exija obediência á lei, a regras, mandamentos, ordenanças, o princípio maior que a regula e rege é diferente da lei. A lei sentencia, pune, finaliza, vinga,  repõe,  ou substitui; a graça é fundamentada  no perdão, no resgate, na recuperação da pessoa( não importando  a situação) que está em debilidade, e desvenda  e liberta em contrariedade a infração.
fazemos uma pergunta agora: existe punição  no regime da graça ou perdão no regime da lei? a resposta é sim. Quando se aplica a lei ao regime da graça a pessoa é punida, ou disciplinada; do mesmo modo, quando há correção da infração antes da sentença vigorar, aplica-se a graça ao regime da lei. Portanto, neste ponto a lei e a graça se aplicam uma á outra, formando assim um conjunto inseparável, embora sejam regimes totalmente opostos. As críticas feitas por escribas, fariseus e saduceus e de outros religiosos do tempo de Jesus Cristo, se originam justamente aqui: aplicação da lei x graça, ou seja regimes diferente e aplicação em conjunto. Os líderes judaicos não conseguiam admitir a aplicação da graça á lei, por vários interesses:pessoal, racial, social, moral, e acabavam por se tornar hipócritas.
Jesus Cristo por sua vez ensinando a verdade (que está acima de qualquer lei), aplicava a graça ao regime da lei e por isso foi acusado de violar o sábado, de não participar das ablusões (lavagens das mãos e outras partes do corpo como ritual religioso); foi acusado de perdoar pecados ( isto era considerado blasfêmia), de receber e conviver com todo tipo de pessoas ( não fazer acepção), foi acusado veementemente de expulsar demônios pelo príncipe dos demônios, foi acusado de sedição contra César. Tudo isto por causa do entendimento da lei perfeita e da conjugação da lei mosaica com a graça e a misericórdia divina que estava expressa nesta mesma lei mosaica.
No Antigo Testamento a graça foi aplicada algumas vezes. No caso registrado no livro do profeta Jonas, por exemplo, o povo  deixou de ser punido por Deus por causa do arrependimento e aí se operou a graça divina. davi quando pecou, adulterando com Bate-Seba, mulher de Urias, e fazendo-o propositadamente que ele ficasse a frente da batalha para ser alvejado pelos inimigos ( II Samuel 12:1 - 14), foi perdoado e não morreu, nem ele e nem a mulher (como estava previsto na lei), mas sofreu punição em virtude da lei (Levítico 20:10). Também o caso de Jônatas, filho de Saul, que infligiu  o jejum ordenado pelo rei, e era para ser morto, porém, a graça operou através do povo que proibiu a sua morte. Nestes casos a graça foi aplicada á lei.
também vale  a pena lembrar aqui exemplos como  o se Raabe, prostituta que foi salva na invasão de Jericó (leia em Josué 6:22-25).
Vamos ver agora no Novo Testamento as aplicações da lei á graça divina. Citamos aqui com muita propriedade o caso de Ananias e Safira, que planejaram  esconder parte da venda da propriedade que era deles e não entregar aos apóstolos, como era costume no princípio da igreja (Atos capítulo 5). Neste caso, é bom afirmar que o ocorrido ficou como exemplo para os fiéis, e não como ordem ou uma nova regra para que os infiéis fossem mortos. Pois o próprio Deus, através do Espírito Santo foi o responsável pela execução e não o apóstolo. porém, fica,os sabendo que Deus não aprova ações como essas,que são dignas de punição. Este fato é comparativo ao que ocorreu com os filhos de Arão(Levítico 10:1-3).
 Citamos também o caso de Elimas, o mago, que queria afastar o proconsul Sergio Paulo da fé em Cristo.. O apóstolo Paulo puniu o mago com palavras proféticas, fazendo-o ficar cego (Atos 13:6-12).
A aplicação da lei era "olho por olho e dente por dente". Quando o mago quis fechar os olhos para que não cresse em Cristo, foi envolto em escuridão e trevas.
Nos ensinos de Jesus Cristo sempre se evidencia a bondade, mas muito se aplica da lei. Exemplo: "todo que se irritar contra seu irmão será réu de juízo" (Mateus 5:22). "Não julgueis para não serdes julgados" (Mateus 7:1). Aqui aplica-se a premissa "olho por olho". As práticas dos ensinos de Jesus cristo são recompensadoras e o que não pratica a palavra evangélica é punido. está presente aqui a premissa "colhe o que plantas".
O maior exemplo de aplicação da lei  no Novo Testamento foi a punição dada ao próprio Jesus, que foi condenado pela lei civil romana e pela lei mosaica. este fato da condenação de Jesus usamos como exemplo porque através da condenação dele se fez justiça a muitos ( Romanos 3:21-26).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário